A publicidade em causa mostra adolescentes ajoelhados com um cigarro na boca, em pose que sugere a prática de sexo oral forçado com um adulto e está a gerar controvérsia no seio da sociedade francesa.
A campanha, lançada pela Associação Direitos de Não Fumadores (DNF), tem como slogan «Fumar é ser escravo do tabaco» e o objectivo da organização é «mostrar que o fumo é uma submissão».
No entanto, a ideia não foi entendida da mesma forma por inúmeras associações ligadas à família, aos direitos das crianças e feministas que se dizem «escandalizadas» com a associação feita entre o cigarro e o sexo, na mensagem dirigida aos jovens.
Um em cada quatro jovens franceses com 17 fuma, a verdade é que de acordo com o Escritório Francês de Prevenção contra o Tabagismo, o número de fumadores não parou de aumentar, sendo já 22 por cento o total de jovens fumadores com 17 anos, em França, mais 2 pontos percentuais que no ano passado. Aumento mais significativo deu-se na faixa etária dos 14 anos. Uma subida de 3 por cento em apenas num ano, totalizando-se agora 8 por cento de fumadores com apenas 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário